domingo, 22 de maio de 2011

TRABALHO EM CASA - DICAS IMPORTANTES

Trabalho em casa



 Se você já trabalha ou está pensando em começar uma atividade a partir de casa, seguem abaixo algumas dicas importantes que certamente vão fazer a diferença para alcançar o sucesso em seu empreendimento:


  1. Antes de começar qualquer negócio, procure conhecer a fundo o ramo em que pretende investir. Analise a concorrência na região, faça cursos, vá a feiras e seminários, pesquise produtos e serviços similares na internet, identifique seus futuros clientes e suas necessidades.
  2. Fique atento às questões de zoneamento, higiene e saúde, em geral rigorosas para quem atua nas áreas de alimentos e cosméticos. Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza são algumas das cidades do país que têm legislação específica para quem trabalha em casa.
  3. Não se esqueça de pedir o alvará de funcionamento na prefeitura de sua cidade.
  4. Solicite um segundo alvará ao órgão responsável pela vigilância sanitária, caso você pretenda trabalhar com alimentos. A legislação tem regras rígidas: a cozinha, por exemplo, não pode ser a mesma usada por moradores; precisa ser instalada em área independente, com azulejos até o teto e piso impermeabilizado, entre outros itens.
  5. Procure instalar uma entrada independente para receber clientes, fornecedores ou mesmo para a entrada de funcionários. Isso dá um ar mais profissional ao negócio.
  6. Concentre suas atividades num único espaço, não invadindo os demais cômodos da casa. Sua família não precisa compartilhar sua rotina profissional.
  7. Planeje com cuidado o espaço da casa que você ocupará para trabalhar e mantenha o ambiente sempre limpo e organizado.
  8. Tenha uma linha telefônica exclusiva para o negócio.
  9. Registre um domínio na internet para a criação do site de sua empresa. Para isso você precisa pagar uma taxa anual (R$30,00) ao órgão responsável pelo registro de domínios (www.registro.br). Um site é um ótimo cartão de visitas e ajuda a dar credibilidade a um novo negócio.
  10. Defina horários para o início e o término do expediente.
  11. Organize e administre bem seu tempo. Cumpra prazos e compromissos com o cliente.
  12. Estabeleça regras claras com sua família, para não misturar problemas e situações da vida doméstica com as da empresa. Separe a pessoa física da pessoa jurídica.
  13. Cuide da aparência. Não é porque está trabalhando em casa que pode apresentar-se de chinelo ou de camiseta furada.
  14. Sempre que possível, escolha por terceirizar serviços como: entregas, cópias, etc. para ganhar agilidade em seus processos.

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