domingo, 22 de maio de 2011

GOOGLE LANÇA O SISTEMA OPERACIONAL CHROME

Sistema



Depois de mais de um ano do anúncio oficial o Google lançou o tão aguardado Chrome OS, o primeiro sistema operacional para computadores pessoais do gigante das buscas.
O Chrome OS é super rápido, muito leve e é baseado no navegador já muito popular, o Chrome.

Durante o evento realizado para lançar seu sistema operacional, o Google começou abordando o sucesso de seu navegador. De acordo com a empresa, o Chrome já está sendo utilizado por 120 milhões de usuários diariamente, que é muito acima dos 70 milhões que foi revelado no início de 2010.
O mercado do Chrome também tem tido um bom crescimento, levando-o em 3° lugar com 9,26% de conta de mercado no total, segundo a Net Applications. Além disso, a empresa revelou no evento que o navegador irá ficar muito mais veloz com ajuda de um componente chamado “Crankshaft”.

Na aparência, o Chrome OS se parece muito com o navegador de mesmo nome do Google, baseado no já tradicional sistema de abas. A idéia dos desenvolvedores é que o sistema operacional "não seja nada a não ser a Web". O computador leva alguns segundos para ser bootado e entra e sai do modo stand by instantaneamente.
Os desenvolvedores querem que o computador permaneça "sempre novo", por isso todas as atualizações do sistema serão automáticas. O Chrome OS também virá com "jailbreak incluso", o que significa que a equipe deseja que qualquer um desmonte o aparelho e faça suas próprias experiências com ele.

Chrome Web Store

Tal como acontece na App Store, a Chrome Web Store é uma loja exclusiva de aplicativos para o Chrome. Esta loja vai contar tanto com aplicativos pagos quanto também os gratuitos, o que, na maioria das vezes, são de uma maior procura. Os desenvolvedores terão certa flexibilidade com pagamentos e podem liberar um software para teste gratuitamente.

Como o Chrome OS é focado na Web, você precisa estar conectado para utilizar o sistema. Mas o que acontece quando minha internet cai ou quando há problemas na rede? Colocando o foco neste sentido, o Google criou o modo off-line. Através dele você pode trabalhar, por exemplo, em um documento no Google Docs, e da próxima vez que a máquina receber conectividade, suas mudanças e alterações de outros usuários serão sincronizados rapidamente.

Resta saber agora se o novo Chrome OS será capaz realmente de desbancar a Microsoft, uma vez que no passado outros tentaram fazer o mesmo (com open source inclusive) e não conseguiram popularidade superior ao Windows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário