Os plugues e as tomadas devem obedecer a uma nova padronização estabelecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A norma entrou em vigor em agosto de 2010. A nova regulamentação para uso doméstico, em discussão no meio técnico há mais de uma década, reduz os 12 tipos de plugues e 14 tipos de tomadas, até então existentes, para apenas dois modelos básicos:o bipolar (com dois pinos ou 2P) e o bipolar com aterramento (com três pinos ou 2P+T) de 10 A e 20 A. Vale destacar os transtornos enfrentados pelos consumidores ao ver que o produto que ele acabou de comprar não pode ser utilizado, sem antes trocar a tomada ou adquirir um adaptador.
O objetivo da medida,de acordo com o Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) é ampliar a segurança dos produtos, e reduzir o risco de choque elétrico, impedindo a sobrecarga nas instalações e o desperdício de energia, pela dissipação de calor.
Os plugues e tomadas de 10 ampères, menos potentes, têm o diâmetro de 4 milímetros, e os de 20 ampères, utilizados em aparelhos como micro-ondas, têm 4,8 milímetros. A adaptação só será possível e realmente segura se as redes elétricas das habitações passarem por uma reforma completa e bem planejada. É preciso agora instalar a fiação e tomadas específicas em locais estratégicos, onde já se prevê a instalação de um equipamento eletroeletrônico de consumo adequado para cada terminal.
Energia
A partir de 2010, os aparelhos eletroeletrônicos produzidos no Brasil deverão sair de fábrica compatíveis com o novo padrão brasileiro de tomada de energia aprovado pela ABNT.
Veja o que muda com a padronização de plugues e tomadas, segundo o Inmetro:
* Acabam os plugues de pino chato; os aparelhos passam a ter plugues somente com pinos redondos.
* Acabam os plugues de pino chato; os aparelhos passam a ter plugues somente com pinos redondos.
* Dependendo das características do aparelho, ele poderá ter plugue de dois ou três pinos.
* O terceiro pino funciona como fio terra dos produtos que precisam de aterramento para evitar choques, desde que a instalação elétrica residencial disponha desse recurso.
* Os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica de que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos. Terão um diâmetro para aparelho que operam com até 10 amperes e outro para os que operam entre 10 e 20 amperes. Isso impede que um aparelho de maior amperagem possa ser conectado a instalação de até 10 amperes, sobrecarregando-a.
* Em alguns casos, o consumidor terá que trocar as tomadas antigas por novas que estejam dentro do padrão para poder conectar aparelhos com plugues padronizados.
* Em alguns casos será necessário o uso temporário de adaptadores certificados pelo Inmetro, para conectar aparelhos com plugues fora do padrão a instalações elétricas que estejam dentro do padrão, bem como de aparelhos com plugues padronizados a instalações elétricas com tomadas não padronizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário