Conexão
Você sabe qual é a velocidade da sua conexão com a Internet? Sabe também quais são os fatores que influenciam na velocidade da sua conexão?
Vamos falar um pouco agora sobre a velocidade da conexão com a Internet e os fatores que tem influência sobre esta velocidade.
Em primeiro lugar, quando você contrata uma banda de Internet de 2Mbps, saiba que você não está contratando a velocidade de dois megabytes por segundo e sim dois megabits por segundo. Um erro comum de vários usuários é pensar que ao contratar a velocidade de 2Mbps ele fará downloads a dois megabytes por segundo, o que está completamente errado. Saiba que quando estamos falando de banda de tráfego, falamos em megabits, que significa a quantidade de bits por segundo que irá trafegar na sua conexão e, como todos já sabem 1 byte equivale a 8 bits, logo, poderíamos dizer que ao conratar a banda de 2Mbps, a sua velocidade nominal de download será de 256 Kilobytes por segundo (2048 / 8). Note que eu falei de velocidade nominal e que essa velocidade é um pouco diferente da velocidade real da sua conexão. Isso se deve à vários fatores, alguns de ordem técnica e outros de ordem prática mesmo.
Fatores de ordem prática:
Como todos sabem, a conexão com a Internet se dá através de nós ou pontos que são interligados através de roteadores que fazem o papel de escolher a melhor rota para que os dados cheguem o mais rápido possível ao seu destino. A sua requisição sai do seu computador e até chegar ao destino ela passa por vários roteadores e que, cada roteador neste caminho, significa uma nova rede interligada à Internet fazendo com que tudo funcione corretamente. Logo, temos o seguinte quadro:
Seu computador -> Roteador 1 -> Roteador 2 -> Roteador 3 -> Roteador 4 -> Destino
Aqui já podemos notar que a velocidade da sua conexão com a Internet não depende somente da banda contratada junto à sua operadora e sim de todo um caminho que as informações fazem desde a sua origem (seu computador) até o seu destino (website ou servidor de e-mail) e vice-versa. É por isso que às vezes alguns sites abrem mais rápido no seu navegador e outros demoram mais para abrir.
Outro fator que deve ser levado em consideração é a largura de banda disponível no destino da sua requisição. Isso significa que não adianta nada você ter uma conexão capaz de receber 2Mbps de dados sendo que o servidor de destino está com uma banda de apenas 512Kbps para lhe enviar os dados. Temos aqui outro gargalo de conexão, muito pedido para pouca disponibilidade.
Provedores de Acesso:
Em primeiro lugar, se você utiliza uma conexão do tipo ADSL, popularmente conhecida no Brasil como banda larga (Turbo, Speed, Velox e outras) saiba que o seu provedor de acesso NÃO é a Globo.com, UOL, Terra, IG ou qualquer outro provedor que você é obrigado a assinar para obter a sua conexão, estes são apenas provedores de autenticação e conteúdo, ou seja, uma sacanagem que inventaram por aqui para enfiarem a mão nos nossos bolsos e levarem um dinheiro com o consentimento do governo contrariando o código de defesa do consumidor que proíbe venda casada de produtos e/ou serviços. Para mais informações sobre isso sugiro que você dê uma olhada no site www.abusar.org.br/
O seu provedor de acesso é o provedor que lhe fornece a estrutura para acesso à Internet, ou seja: Oi, Telefônica, Telemar, GVT, etc.
Medidor da Velocidade de Conexão:
Existem na Internet várias ferramentas para medir a velocidade da sua conexão e uma das mais interessantes, justamente por oferecer a opção de medir a minha velocidade através de vários pontos, é o site www.testesuavelocidade.com.br/. É importante ressaltar que o usuário não deve navegar ou fazer downloads durante a medição. Deixo, ainda, outra dica de site que cumpre o que promete quando se trata de testar sua conexão: www.medidordevelocidade.org/.
Espero ter esclarecido várias dúvidas neste post e agradeço pela visita. Tem algo a sugerir ou corrigir alguma informação? Seu comentário será muito bem-vindo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário